As últimas plantas que os Eco-Heróis introduziram na sua quinta hidropónica foram o manjericão, o coentro e a salsa. O manjericão é oriundo do subcontinente indiano, mas cultiva-se na Itália desde a Era Romana. Contém muitos óleos essenciais, que são responsáveis pelo seu cheiro e sabor característicos. O aroma de alguns tipos de manjericão lembra o do limão, o da canela e o do anis. Pode ser usado como sedativo. As infusões de manjericão são sudoríferas e ajudam a soltar a expectoração. É também usado em problemas de estômago, flatulência, anorexia e para estimular a produção de leite, assim como no tratamento de depressões.
O coentro é muito utilizado na cozinha alentejana e noutras regiões do sul do País. No norte, é praticamente ignorado. O coentro já era conhecido e utilizado pelos egípcios, não como tempero, mas como planta medicinal, enquanto digestivo, calmante e como remédio para alívio de dores reumáticas.
A salsa é uma das plantas aromáticas mais populares da nossa gastronomia. Originária da Europa, a salsa é usada com fins medicinais, enquanto antioxidante e expectorante. As folhas da salsa são ricas em vitaminas A, B1, B2, C e D e perde qualidades vitamínicas se for cozinhada.
Sem comentários:
Enviar um comentário