sábado, 4 de fevereiro de 2023

Hasteamento da Bandeira Verde

Alexandre Freire

Hoje, reunimo-nos diante de um mastro, ao qual falta bandeira. Mas será que falta mesmo bandeira?  Para que queremos uma bandeira? Se formos a ver bem, uma bandeira é um pedaço de tecido cortado em esquadria que se agita ao vento no topo de um poste. Não serve para nada...

Alice Antunes

Realmente, para quê uma bandeira? Mas se quiserem uma, tenho aqui comigo: é verde, tem um boneco de braços abertos que ampara as folhas abertas de um livro. Sobre a cabeça o boneco tem uma juba... Não, não é uma juba: é a copa de uma árvore. Para além disso, o boneco está enfiado num círculo branco com um fundo verde a preencher o resto da superfície do tecido.

Constança Costa

Pena que a bandeira seja verde... Porquê verde? Não havia outra cor? Bem, paciência, penduramos essa mesmo. Alguém sabe por que razão o boneco tem os braços abertos? E o que faz ele encostado a um livro aberto?

Daniel Agostinho

O que têm contra a cor verde? É a cor da vegetação, é a cor da Natureza, não se está a ver? Quanto ao boneco... Deixa cá ver... Ah, está a tentar abraçar o Mundo. É isso, a abraçar o Mundo. O Mundo está a precisar de um miminho, não sabiam? Nos últimos séculos, tem sido muito maltratado pelo Homem.

Íris Silva

E o livro que está atrás do boneco, o que está ali a fazer? Ah, já sei! É no livro que o boneco aprende que a Natureza precisava de um miminho. Claro, só pode ser isso! E aquela farta cabeleira que parece a copa de uma árvore? Já sei o que é! É a folhagem de uma árvore. O que parece a copa de uma árvore é a copa de uma árvore!

Jools Legein

É bem possível que seja isso! O boneco é uma pessoa que tem folhas de árvore na cabeça. E o boneco  está entalado dentro de um livro. O círculo que o rodeia deve ser o Mundo! Mas alguém consegue explicar por que motivo o boneco não tem pernas?

Íris Silva

Não tem pernas, porque ele é uma mistura de duas criaturas. Ele é uma pessoa, mas também é uma árvore. Ele estende os braços como se fossem galhos de árvore e aponta-os para o céu. É uma árvore com as raízes enterradas onde o sol não brilha. Eh, pá... Eu sou mesmo esperto.

Liane Abreu

Bem, ficamo-nos por aqui. Vocês são muito espertalhões, não há dúvida. Então, em suma, vamos hastear no mastro um pedaço de tecido em que está desenhada uma figura que quer abraçar o Mundo, é isso? 

Madalena Lopes

Não quer só abraçar o Mundo. Ela quer fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que o Mundo não sofra, para que se mantenha saudável. Há muita coisa que se deve fazer por ele. Querem saber o quê? Mantê-lo asseado, não o envenenar, respeitá-lo como se fosse nosso parente, não desperdiçar aquilo que nos oferece... Enfim, entre outras coisas.

Maria Pereira

Então, vamos lá ver. Se hastearmos a bandeira, quem passe por aqui irá ver a imagem, não é? E se calhar, vai perceber o desenho e vai sentir vontade em respeitar a Natureza... E irá ver mesmo a bandeira, pois ela estará num ponto alto. Será praticamente impossível não dar por ela...

Rodrigo Grilo

Icem-na, sim, mas pensem bem no que estão a fazer... Se hastearmos a bandeira, não há como voltar atrás. Assim que a bandeira seja içada, teremos de honrar os nossos compromissos. Teremos que passar a separar o lixo, desperdiçar menos água, poupar recursos e cuidar das plantas e animais. Não sei se quero essa responsabilidade...

Simão Ferreira

Não cuides do Mundo não e vais ver o que te acontece... Espalha fumaça no ar e depois tenta respirá-lo. Derrama químicos na água e depois tenta bebê-la, Queima as florestas e depois tenta pôr-te à sombra em dias de calor. 

Yara Agostinho

Então, está decidido. Hasteamos a bandeira, batemos palmas, cantamos todos juntos e a nossa vida muda a partir desse momento. Deixamos de estar de costas viradas para o Mundo e passamos a olhar para ele com carinho e a respeitá-lo. Parece-me justo. Vida longa para o Mundo e para todos. Viva!  

Sem comentários:

Enviar um comentário