Alterações climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Essas mudanças podem ser naturais como por meio de variações no ciclo solar. A principal causa das alterações climáticas é o efeito de estufa. Alguns gases presentes na atmosfera terrestre funcionam como as paredes de vidro de uma estufa retendo o calor do sol e impedindo-o de escapar para o espaço o que contribui para o aquecimento do planeta.
Miguel Silva, 4.º AnoAs alterações climáticas referem-se às variações dos padrões meteorológicos de longo prazona Terra, como a temperatura, os níveis do mar e a precipitação.
As alterações climáticas são uma consequência da combustão dos fósseis (petróleo, carvão e gás natural) que aquece a atmosfera.
Se não fossem os gases poluentes, a temperatura seria de dezoito graus, mas as atividades humanas diárias maximizam o aquecimento do planeta, também chamado de efeito de estufa.
Apesar dos compromissos internacionais, o nível do dióxido de carbono na atmosfera continua a aumentar e, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial, este atingiu um novo recorde: em 2019, aumentou mais de cento e cinquenta por cento em relação a 1750.
Nicole Ferreira, 3.º AnoAs alterações climáticas são variações no clima que persistem durante décadas. Isso acontece devido a forças naturais e humanas com efeitos na atmosfera. As alterações climáticas tornam mais escassa a água em muitas regiões.
O efeito de estufa é a principal causa deste problema. Alguns dos gases presentes na atmosfera são como paredes de vidro de uma estufa: impedem o calor de escapar para o espaço, levando a temperatura a aumentar demasiado.
O aquecimento do planeta é responsável pelas secas, inudações, incêndios e pelo avanço do mar na zona costeira. Estes flagelos afetam os recursos hídricos, a agricultura, a saúde, a biodiversidade a a economia das comunidades.
Soraia Francisco, 4.º Ano