sexta-feira, 27 de abril de 2012

Papeleco e o Armazém de Papel

   Um dia, um menino estava a comer chocolate e deitou o papel para o chão.
   Por acaso, ia a passar naquela altura o Papeleco que viu o papel no chão. Resolveu apanhá-lo e pô-lo no papelão.
   Do papelão, o papel foi levado para um armazém de papel. Nesse armazém, os funcionários encaminharam-no para a zona da reciclagem. Foi assim que se fez papel novo.
Beatriz Lourenço, 2º ano 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mafalda Milhões

Conselhos da Carolina

- As pessoas deveriam manter as praias limpas.
- Todos devem reciclar o lixo.
- Leva o lixo para o ecoponto.
- Nos piqueniques devemos apanhar o lixo.
- Não faças fogueiras na floresta.
                                                   Carolina Graça, 1º ano


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Poluição

   A poluição é a destruição do ambiente, provocada pelo ser humano. Essa poluição pode ser originada pela contaminação das águas com materiais impróprios. Ela pode fazer com que muitos animais morram. A contaminação das terras e das águas, provocada pelo lixo que as pessoas fazem no dia a dia, pode ser evitada se depositarmos o lixo nos contentores.
Daniel Rodrigues, 2º ano

Limpeza de Praias

   No verão, a menina Emília pediu aos seus pais para ir passar as férias à Figueira da Foz. Seria uma semana muito divertida, pois a Emília já aguardava por esse momento há muito tempo. A família preparou tudo o que era necessário e lá foram. 
   Chegaram à praia e montaram logo a tenda. Lá iriam comer e dormir.
  Estava muita gente na praia e instalou-se uma grande confusão. Infelizmente, as pessoas deixaram muito lixo no areal. 
   A menina, quando viu tanto lixo, exclamou:
   -É preciso ir buscar uma máquina para recolher o lixo! 
   Foi então que os vigilantes da praia apareceram fazer limpeza e trouxeram uma escavadora para a recolha do lixo.
Daniel Rodrigues, 2º ano
 

Na Água

Olá, eu sou um golfinho e tenho cinco anos. Peso 10 kg e chamo-me Telmo. Eu gostava que limpassem o lixo do mar pelo menos os sacos. Sou perseguido e não sei para onde fugir. O meu pai diz que eu sou brincalhão.
Telmo Feliciano, 2º ano

EcoPontos


quinta-feira, 12 de abril de 2012

O Prestige naufragou!

Estávamos a treze de novembro de dois mil e dois quando um petroleiro chamado Prestige afundou na costa galega. Afundou porque houve uma grande tempestade. Espalharam-se nas águas do mar milhares de toneladas de petróleo. Os pássaros que iam pescar peixe ao Atlântico, ficaram sujos de petróleo e morreram. Os peixes vieram dar à costa já mortos. Por baixo da camada espessa de petróleo, as algas definharam e morreram, pois não recebiam a luz do sol. As praias estavam manchadas de óleo e, portanto, estavam feias e ninguém queria lá passar as suas férias. Houve pessoas que quiseram salvar e limpar as praias, mas demoraram muito tempo para o fazer.
Liliana Rodrigues, 2º ano

Como Podemos Ajudar o Planeta Terra


Para podemos ter um planeta saudável, devemos   tratar  bem dele: não pôr lixo no chão e separá-lo, não cortar todas as árvores e plantar novas para podermos ter muito oxigénio. Temos de poupar água, gastar só a água de que precisamos. Se eu mandasse no mundo, acabava com os carros a gasolina e gasóleo e autorizava apenas a venda de carros elétricos. Para além disso, castigava as pessoas que fizessem poluição. Se todos ajudarmos, poderemos viver num mundo melhor e mais saudável.
Diana Guerra, 3º ano

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Afundamento do Prestige

Numa praia, a 13 de novembro de 2002, houve uma tempestade na costa galega e o Prestige afundou-se. Derramaram-se milhares de toneladas de combustível perto da costa. Por isso, juntaram-se muitas pessoas para limpar a água das praias. Os pássaros ficaram cobertos de petróleo e acabaram por morrer. A equipa de limpeza ainda conseguiram salvar algumas gaivotas, albatrozes e galinhas do mar.
Daniel Rodrigues, 2º ano